REGIONAL LESTE 2 DEFINE URGÊNCIAS PASTORAIS PARA 2015-2019

16/11/2015 13:54

Assembleia_Leste 2Bispos, coordenadores de pastoral, representantes de presbíteros, leigos e leigas das dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo estiveram reunidos de 3 a 5 de novembro, em Belo Horizonte (MG), para a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2.

Com o tema central “Por uma Igreja sempre Missionária”, os participantes realizaram um estudo para definir as urgências pastorais do Regional Leste 2 para o quadriênio 2015-2019. Após momentos de partilhas entre as províncias eclesiásticas, foram apontadas três urgências que serão trabalhadas para fortalecer a identidade do Regional: Igreja comunidade de comunidades em missão, Iniciação à vida cristã na comunidade e Cuidado com a casa comum.

O texto com o detalhamento dessas urgências pastorais será elaborado pela equipe de redação e disponibilizado posteriormente.

Outros momentos

Os participantes também refletiram as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2015-2019, à luz dos documentos eclesiais “Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum” e Misericordiae Vultus. A assessoria do tema central ficou a cargo do religioso e membro da Congregação dos Irmãos (Fráteres), frater Henrique Cristiano José Matos.

Também foi apresentada uma análise de conjuntura sobre os principais acontecimentos nacionais e mundiais com enfoque nas questões políticas, sociais e ambientais. A apresentação foi feita pelo frei Oton da Silva Araújo Júnior.

O grupo teve ainda um momento de partilha com a participação do arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, que destacou pontos importantes da 14ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, realizado de 4 a 25 de outubro, em Roma.

 

Com informações do Regional Leste 2

 

Fonte: www.diocesedecolatina.org.br