PASTORAL DA JUVENTUDE REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA LÍDERES DE JOVENS PAROQUIAS

04/09/2012 00:18

 Nos dias 1º e 02 de setembro, realizou-se em Guanhães (MG) o encontro de formação permanente para jovens atuantes na Pastoral da Juventude (PJ) e da Juventude Missionária (JM) da diocese de Guanhães. Com o tema: Política e Protagonismo Juvenil assessorado pelo jovem Edgar Mansur representante do Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ) de Belo Horizonte (MG), o encontro iniciou com a juventude cantando e encantando com muito entusiasmo e esperança em seus olhares. Em seguida refletimos João 2, 1-11 - “Bodas de Caná” no qual Maria se apresenta sempre atenta as necessidades do próximo “eles não tem mais vinho!”(João 2, 3) e constantemente disposta a servir. E Jesus nos ensina que a vida nova, o novo céu e a nova terra que sonhamos e acreditamos depende em muito de nossas ações e realizações - “encham de água esses potes” (João 2,7). Pela manhã os jovens se reuniram em pequenos grupos com a finalidade de discutirem e elaborarem painéis refletindo três situações específicas: A cidade que temos, A cidade que queremos e A cidade que Fazemos. Ao final da manhã o Bispo diocesano Dom Jeremias Antônio de Jesus, dirigiu uma mensagem de ânimo e confiança para a juventude diocesana e esperança em seu protagonismo constante.
Na tarde do dia 1º de setembro retornando às atividades, os jovens presentes no encontro, assessorados por Edgar Mansur refletiram melhor a respeito de Política, Políticas Públicas para a Juventude e O papel do Executivo e Legislativo. Logo após em um momento em grupos menores apresentaram a necessidade de a Pastoral da Juventude incentivados pela Igreja Católica e seus pastores incentivarem e liderarem Fóruns de Formação Política para os nossos cidadãos e apoiarem a criação e acompanhamento de Conselhos de Políticas Públicas para a Juventude em nossos municípios. Encerramos o primeiro dia de encontro participando da Santa Missa na Catedral e em seguida partilhando algumas pizzas acompanhado de um excelente filme.
No domingo dia 2 o encontro prosseguiu sendo coordenado pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) que orientou a Juventude Missionária (JM) para as Missões de férias a se realizar em janeiro de 2013 na paróquia de São Sebastião do Maranhão (MG). Esse importante momento vivenciado pelas lideranças juvenis em nossa diocese encerrou-se com o almoço e a presença de Dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo diocesano.
Agradecemos aos cerca de 30 jovens que participaram ativamente deste encontro representando suas respectivas paróquias e Grupos de Base que constituem a razão da existência da Pastoral da Juventude. Gratos aos párocos de Conceição do Mato Dentro, Divinolândia de Minas, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Paulistas, Peçanha, Rio Vermelho, Santa Maria do Suaçuí, Sabinópolis, São Sebastião do Maranhão, São João Evangelista e Virginópolis que reconheceram à importância de se investir na formação contínua de nossos jovens líderes com a finalidade de assim atenderem ao chamado da igreja de Jesus Cristo – Evangelizar e construir um reino, uma sociedade onde todos tenham vida, e vida em abundância.
 
Adenil Borges – Dedé
Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude
adenil.borges@hotmail.com

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!