PASTORAL DA JUVENTUDE DIOCESANA REALIZA ENCONTRO EM PREPARAÇÃO A CF 2013

03/12/2012 11:34

 

      
    Nos dias 1º e 02 de dezembro, realizou-se em Guanhães (MG) o 4º encontro de formação permanente para jovens militantes da Pastoral da Juventude (PJ) na diocese de Guanhães. O encontro apresentou como objetivos o estudo da Campanha da Fraternidade de 2013 com o tema: Fraternidade e Juventude e lema: Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8). A formação para a Campanha da Fraternidade foi assessorada pelo seminarista Fábio Oliveira, que apresentou uma linha de ligação com a campanha da fraternidade de 1992, ano que também à juventude se apresentou como tema para a campanha. Ao retornarem à tarde com a assessoria do coordenador diocesano da pastoral da juventude – Adenil Borges (Dedé), os jovens líderes discutiram a definiram possíveis ações e atividades que serão realizadas em preparação à abertura da Campanha na quarta-feira de cinzas e durante à campanha. Entre diversas sugestões decidiram que a Pastoral da Juventude na abertura da campanha realizarão uma mobilização juvenil e comunitária para uma caminhada em prol dos anseios juvenis em suas paróquias e em comunhão com toda a diocese de Guanhães.
    O Ano da Fé que se iniciou no dia 11 de outubro de 2012 e se encerará em 24 de novembro de 2013 também foi destaque no encontro com os jovens líderes que irão possibilitar meios e espaços de conhecimento e amadurecimento de nossa Fé no acompanhamento aos jovens. Em seguida realizaram uma avaliação das atividades e trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e para concluírem o dia de encontro participaram da abertura do Ano da Fé na Diocese de Guanhães com a Celebração Eucarística na Catedral. O dia se encerrou com uma animada partilha à fantasia.
No domingo dia 2 o encontro prosseguiu abordando assuntos como: JMJ Rio 2013, DNJ 2013, sustentabilidade financeira pastoral, missões de férias em São sebastião do Maranhão (MG), planejamento e apresentação do calendário 2013. Ao final todas as paróquias presentes receberam alguns exemplares do YOUCAT – Catecismo Jovem, para estudarem com seus grupos de jovens e aprofundarem a fé católica e se prepararem para a JMJ Rio 2013. Esse importante momento vivenciado pelas lideranças juvenis em nossa diocese encerrou-se com o almoço e a presença de Dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo diocesano.
    Agradecemos aos cerca de 30 jovens que participaram ativamente deste encontro representando suas respectivas paróquias e Grupos de Base que constituem a razão da existência da Pastoral da Juventude. Gratos aos párocos de Divinolândia de Minas, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Paulistas, Peçanha, Rio Vermelho, Santa Maria do Suaçuí, Sabinópolis, São Sebastião do Maranhão, São João Evangelista e Virginópolis que reconhecem à importância de se investir na formação contínua de nossos jovens líderes com a finalidade de assim atenderem ao chamado da igreja de Jesus Cristo – Evangelizar e construir um reino, uma sociedade onde todos tenham vida, e vida em abundância.
 
Adenil Borges – Dedé
Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude
adenil.borges@hotmail.com

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!