O SÁBIO E A PEDRA

19/07/2014 15:02

O Sábio e a Pedra

 

Quantas vezes reclamamos de algo que não está como gostaríamos, porém não fizemos nada para melhorar a situação.
No dia de hoje trago uma mensagem para refletirmos sobre saber agir quando temos uma pedra em nosso caminho.

Reflitam!!


Conta-se que um sábio que viveu num país além-mar, há muito tempo atrás, e não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo.

Frequentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo que fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso.


E o sábio dizia:
Nada de bom pode vir a uma nação cujo povo reclama e espera que outros resolvam seus problemas. Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria.

Uma noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra na estrada. Depois foi se esconder atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia.

Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que levava para a moagem na usina.

Disse ele contrariado, enquanto desviava sua carroça e contornava a pedra. Quem já viu tamanho descuido?

Por que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada?

E continuou reclamando da inutilidade dos outros, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra.

Logo depois, um jovem soldado veio cantando pela estrada. A longa pluma de seu quepe ondulava na brisa, e uma espada reluzente pendia da sua cintura.

Ele pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra e não viu a pedra, mas tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento.

Ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou a espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente haviam largado aquela pedra imensa na estrada.

Então, ele também se afastou sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra.

E assim correu o dia...

Todos que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra no meio da estrada, mas ninguém a tocava.

Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro por lá passou. Era muito trabalhadora e estava cansada, pois desde cedo andava ocupada no moinho, mas disse a si mesma:

Já está escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra e se ferir gravemente. Vou tirá-la do caminho. E tentou arrastar dali a pedra. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar.

Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra. Ergueu-a. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres: "esta caixa pertence a quem retirar a pedra".

Ela a abriu e descobriu que estava cheia de ouro.
A filha do moleiro foi para casa com o coração feliz. Quando o fazendeiro, o jovem soldado e todos aqueles que passaram pela estrada ou ouviram o que havia ocorrido se juntaram em torno do local onde a pedra estava. Removeram o pó da estrada com os pés na esperança de encontrarem um pedaço de ouro que seja.


O sábio então apareceu e disse com carinho:

Meus amigos, com frequência encontramos obstáculos e fardos no caminho.

Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles, se assim preferimos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam.

A decepção, normalmente, é o preço da preguiça.

Então, o sábio montou em seu cavalo e, com um delicado boa noite, retirou-se.


***


Não há dor sem causa nem lágrimas sem procedência justa. Nossos obstáculos de agora foram tecidos por nós mesmos. Tenhamos, pois, a coragem de eliminá-los a golpes de esforço próprio baseados na caridade, que é luz acesa em nosso roteiro de ascensão para Deus.

Queridos amigos!! Que sejamos capazes de tentar arrumar o que nos incomoda. Não adianta de nada ficarmos reclamando e esperando que o outro solucione, se puder agir o faça. Obstáculos sempre existirão em nossa vida e para que possamos evoluir e entender o porque deles temos que agir, depende de nós. Vamos tirar as pedras do caminho??


Fonte: https://www.velhosabio.com.br/