O DNJ PELO BRASIL

21/10/2012 22:20

 

Cartaz_DNJ_2012
“Qual vida vale a pena ser vivida?” Essa pergunta marca a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em todo o país. A data é celebrada em diversas comunidades do Brasil neste domingo, 21 de outubro, mas em outras dioceses a celebração será no próximo final de semana. Cada diocese define a sua programação, inspirada neste ano pela preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ano da Fé.
 

Oração e entretenimento

No Rio de Janeiro (RJ) o evento realizou-se neste domingo, 21/10, no Parque Madureira. Foi a 27ª edição do DNJ na cidade. “Teremos evangelização para jovens e crianças em todo o parque, confissão e aconselhamento, e uma tenda com Jesus Sacramentado para a adoração. A grande novidade deste ano são os instrutores de skate, que durante todo o período da manhã ficarão nas pistas com os jovens”, contou uma das articuladoras do Setor Juventude, Juliana Fernandes, em entrevista ao site da Arquidiocese do Rio.

A temática do DNJ 2012 propõe o aprofundamento do estudo sobre a realidade juvenil e à luz da Campanha da Fraternidade de 2013, fundamentados no texto bíblico de João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”. O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, presidiu a celebração eucarística do evento.

Ação social

No noroeste do Paraná, a diocese de Umuarama reunião a juventude no Parque de Exposições durante todo este domingo. O DNJ na cidade teve um forte enfoque social, cultural e espiritual. Houve uma “caminhada da juventude” à beira da rodovia PR 323 lembrando as vítimas ceifadas no local, para despertar a consciência dos cidadãos e dos políticos para a necessidade da duplicação da rodovia.

Houve também a celebração de uma missa pelo bispo, dom João Mamede, seguido por diversos shows e os módulos com temas diversificados por todo o parque. A Banda Dominus se apresentou no encerramento do evento. 

Outras ações

A programação do DNJ em diversas dioceses será no próximo final de semana. Na diocese de Santarém (PA) será no sábado, dia 27/10, com animação, oração e uma palestra sobre as vantagens e os riscos das novas tecnologias. Na Arquidiocese de Goiânia (GO), a cidade de Silvânia vai promover o DNJ no dia 28, com a participação de sete paróquias. Na diocese de Guanhães será dia 28, com a participação de diversas paróquias da diocese, missa presidida pelo bispo Dom Jeremias e a animação por conta da Comunidade Vila Regia de Belo Horizonte e Ministério de Música de Ipatinga.