MENSAGEM AO MONSENHOR MARCELLO ROMANO

14/06/2012 20:13

alt

 

 

A diocese de Guanhães vive nestes dias um momento semelhante a seu início de caminhada. Por ocasião da nomeação do seu 1º bispo, dom Antônio Felippe, um membro de seu clero, padre Leonardo de Miranda Pereira, foi nomeado bispo de Paracatu (MG). Agora, na alegria da vinda no nosso 3º bispo, dom Jeremias Antônio de Jesus, um membro do nosso clero, padre Marcello Romano é nomeado bispo de Araçuaí (MG).

Ficamos felizes com a escolha do nosso irmão, monsenhor Marcello. A Igreja e a Diocese de Araçuaí irão ganhar muito com seu ministério episcopal. Deus escolhe alguns para colocá-los a serviços de todos.  Monsenhor Marcello será um belo pastor. Temos certeza que, segundo seus dons e carismas, irá fazer tudo o que é necessário para que o seu rebanho tenha “vida e vida em abundância”. Ele tem um coração que absorve as atitudes do Bom Pastor: ternura e compaixão. No coração do monsenhor Marcello está o desejo de testemunhar uma Igreja-comunhão, buscando sempre a colegialidade, coisa que ele sempre procurou fazer como nosso Administrador Diocesano. Acreditamos muito no ministério do monsenhor Marcello junto daquela porção do povo de Deus, na diocese de Araçuaí (MG). Ele se deixou seduzir por Deus, colocando-se existencialmente em seu caminho, como discípulo-missionário. Lá, junto com seu presbitério, ele será uma fonte de amor e de vida para a Igreja, particularmente para os pobres, pequenos e pecadores, que, livre e gratuitamente, são os preferidos de Deus.

Vai, monsenhor Marcello! Lá, em tua nova missão, nas terras do Vale do Jequitinhonha, terra de missão, de homens e mulheres fortes, de encantos e contos, a tua nova terra, anunciarás Jesus Cristo e o seu Evangelho, servirás aos pobres, aos excluídos do banquete da vida, lavando-lhes os pés, falará com quem nunca andou, tu te aproximarás com muito carinho de um povo com cultura e tradições lindas. Chegando lá, estranharás, sem dúvida, os costumes e usos locais. Mas, não imporás as tuas ideias! Não apresentarás o lugar que te viu nascer como paraíso! Não dirás nunca que no lugar onde te criaste, as coisas estão bem melhores! Não darás nunca a impressão de que vieste para ensinar, para civilizar, para instruir! Jamais violentarás a alma do povo que, doravante, será o teu povo! Oferecerás simplesmente o testemunho de tua fé, de tua esperança e de teu amor, e darás a tua vida até o fim, até as últimas consequências! Assim, tu terás o privilégio e a felicidade de viver a graça de todas as graças!

O Bom Jesus, Nossa Senhora e São Miguel te protejam sempre e em todos os lugares por onde andares!


 

Padre Hermes Firminano Pedro

Coordenador de Pastoral

Diocese de Guanhães (MG)