GRUPO DE JOVENS KAIRÓS DE SÃO JOÃO EVANGELISTA REALIZAM O 4º ARRAIÁ DOS JOVENS

02/07/2012 23:17

 

    

     Na noite de sábado 30 de junho, solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo, o Grupo de Jovens Kairós, da Paróquia São João Evangelista, em São João Evangelista (MG) realizaram o 4º Arraiá dos Jovens com uma brilhante quadrilha logo após a Santa Missa no pátio ao lado da igreja matriz da cidade.

Origem da Festa Junina

    Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal.

    Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

    Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afros brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

    Desde a criação do Grupo de Jovens Kairós em 2009, os membros do grupo com o consentimento do pároco Padre Hermes organizam e apresentam o Arraiá que ano após ano está conquistando um espaço nos corações dos amantes das tradicionais festas juninas. Neste espaço de tempo o Grupo se apresentou também em várias outras oportunidades na cidade: Apae, asilo, semana da cultura e em 2011 foi campeã do 1º Campeonato Municipal de Quadrilhas, promovido pela Prefeitura de São João Evangelista, sendo o grupo premiado com R$ 500,00 em dinheiro.

    Agradecemos a Deus pela luz e força. Ao nosso pároco Padre Hermes pelo consentimento e apoio à nossa pastoral, aos amantes das festas juninas que veem nos prestigiando com sua presença e em especial a cada jovem que se dedica e fazem essa pastoral acontecer em meio à comunidade.

    As fotos do 4º Arraiá dos Jovens podem ser vistas no site do Grupo de Jovens Kairós: https://www.kairossjevangelista.com/.

Fonte:https://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm.


 

Adenil Borges

Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude

adenil.borges@hotmail.com