FRATERNIDADE E TRAFICO HUMANO

22/02/2014 17:06

O Curso à distância sobre a Campanha da Fraternidade 2014 está com inscrições abertas para novas turmas. Este ano, a campanha tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). O curso é uma novidade e conta com a supervisão da equipe executiva da CF da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Os participantes terão acesso às informações das práticas de tráfico humano em suas várias formas, bem como reflexão bíblico-teológica, indicações sobre o enfrentamento e canais de denúncia de situações de tráfico. De acordo com o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, o objetivo do curso é “oferecer uma nova modalidade de capacitação sobre os conteúdos da Campanha da Fraternidade e, assim, contribuir com a formação que ocorre nos regionais e em várias dioceses do Brasil”.

Módulos
O curso é oferecido em quatro módulos, com total de 40 horas e duração de 40 dias. Abordará especificamente o Texto Base da CF 2014, focado no método: ver, julgar e agir. As unidades do curso são: 

1-) O tráfico humano no contexto da globalização, com foco na mobilidade e trabalho, e as formas de enfrentamento ao tráfico humano, 2-) A iluminação no Antigo e Novo Testamento, 3-) Propostas para o enfrentamento do tráfico humano e canais de denúncia e 4-) Histórico e sentido da Campanha da Fraternidade no Brasil.

Durante o curso, os alunos entenderão as condições de denúncias e aprenderão como agir concretamente nos casos de tráfico humano. “A CNBB tem buscado meios para cumprir a missão de capacitar os agentes que atuam nas pastorais para que estejam cada vez mais preparados”, destaca padre Luiz Dias.

 

OBJETIVOS

1. Os participantes do curso terão tomado contato com as práticas de tráfico humano em suas várias formas e poderão identificar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano e os rostos sofridos por essa exploração.


2. Os participantes terão melhores condições de denunciar as situações de tráfico humano como violação da dignidade e da liberdade humana e de reivindicar, dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social.


3. Os participantes estarão orientados sobre gestos concretos relacionados à temática do tráfico humano, a exemplo de ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.

EMENTA

O histórico da Campanha da Fraternidade no Brasil; o tráfico humano no contexto da globalização, com foco na mobilidade e trabalho; as formas de enfrentamento ao tráfico humano; a abordagem da questão da escravidão e tráfico humano na bíblia e no ensino social da igreja, à luz da dignidade e dos direitos humanos; propostas para o enfrentamento do tráfico humano e canais de denúncia.

As inscrições para o curso podem ser feitas pelo site: www.solarconsultoria.com

 Informações: (61) 3364.2097

Autor/Fonte: CNBB