EM CLIMA DE FESTA, JUVENTUDE DIOCESANA SE REÚNE PARA COMEMORAR O SEU DIA

31/10/2012 19:36

 

alt
A juventude da diocese de Guanhães comemorou, aos 28 de outubro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ/2012), na área de camping, em Virginópolis (MG), paróquia Nossa Senhora do Patrocínio. O evento foi organizado pelo grupo de jovens JUSP-J (Juventude Unida a Serviço do Povo Jovem), que celebrou 20 anos de missão com a juventude. Segundo a coordenadora do grupo, Karina Aparecida Soares, a celebração dos 20 anos do JUSP-J demonstra que a juventude assume sim a missão de evangelizar da Igreja. “Temos o nosso jeito, os nossos sonhos, desejos. Jesus é e será sempre para nós uma inspiração, um modelo a ser seguido e amado”, disse.
Para realização do DNJ, o administrador paroquial, padre Wanderley Fonseca Clemente, e o seminarista diocesano, Mário Gomes dos Santos, responsáveis pela festa, receberam apoio das pastorais, que se envolveram com todas as atividades do dia festivo.
Cerca de 1200 jovens participaram durante todo o dia da programação, refletindo o tema “Juventude e vida: que vida vale a pena ser vivida”. Vindos das cidades de Cantagalo, Conceição do Mato Dentro (Córregos), Carmésia, Divinolândia de Minas, Dores de Guanhães, Ferros, Joanésia, Materlândia, Guanhães (Pito), Paulistas (Baguari), Peçanha, Rio Vermelho (Pedra Menina), São João Evangelista, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Sabinópolis, Santa Maria do Suaçuí, Santo Antônio do Norte.
A programação contou com o café da manhã, acolhida aos participantes, palestras com os missionários da comunidade de Villaregia, de Belo Horizonte, louvor e animação com o Ministério de Música Vive Jesus, de Ipatinga, apresentações culturais, como dança, teatro, músicas etc. Ponto alto do dia foi a Missa presidida pelo bispo diocesano, dom Jeremias Antônio de Jesus, concelebrada pelos padres José Aparecido de Pinho, Derci da Silva, Wanderley Fonseca Clemente. Participaram da celebração eucarística os seminaristas Jânio Ribeiro e Amarildo Dias.
Na homilia, o bispo diocesano chamou a atenção para o tema do DNJ. No início, ele perguntou: “Que vida realmente vale a pena ser vivida, juventude da nossa diocese de Guanhães? E refletiu: “Tendo em vista a cultura da morte que nos cerca, tirando a nossa esperança, matando a sede dos jovens, vocês precisam vislumbrar dias melhores. A fé de Jesus nos inspira a buscar o que desejamos.” Lembrando-se do Ano da Fé, iniciado em toda Igreja Católica neste mês de outubro, dom Jeremias pediu a cada jovem ali presente para pensar e refletir: “Que vida quero para mim?” O bispo de Guanhães ainda recordou o grande evento a ser celebrado pela juventude da Igreja Católica, em 2013, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). E convidou: “Nossos jovens precisam de participar, engajando-se nos grupos, na pastorais paroquiais. Conto com a participação e o compromisso dos grupos juvenis.”

 

Clique abaixo e veja fotos do DNJ.

www.flickr.com/photos/dioceseguanhaes/

 

Fonte: www.diocesedeguanhaes.com.br