DIOCESE DE GUANHÃES CELEBRA A FESTA DO SERVO DE DEUS LAFAYETTE DA COSTA COELHO

23/09/2011 23:27

alt

 

Por André Lomba

A diocese de Guanhães, através da paróquia Santa Maria Eterna, em Santa Maria do Suaçuí (MG) celebrou, na última quarta-feira, 21, a festa devocional ao Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, que há 50 anos faleceu naquela cidade, deixando uma grande fama de santidade.

Durante o exercício de seu ministério sacerdotal, o Cônego Lafayette abençoava carinhosamente os fieis que pediam uma bênção principalmente para cura de alguma doença. Após sua morte, a devoção ao Servo de Deus foi aumentando cada vez mais, e hoje são muitos relatos e testemunhos de graças alcançadas por intercessão deste homem de Deus, que entre o povo de Santa Maria do Suaçuí e região é chamado de “Santo Cônego”. “Sou muito devota do ‘Santo Cônego’, pois alcancei vários milagres através de sua intercessão; dia 21 de Setembro é um dia que rezo e agradeço pelos milagres recebidos”, disse a devota Silma Moreira de Barros, de Santa Maria do Suaçuí. “Sou muito devota desde pequena por uma graça alcançada”, afirmou Andréa, romeira de Malacacheta (MG).

Milhares de romeiros visitam o túmulo e o memorial do Servo de Deus, bem como o Santuário São Miguel, onde são celebradas as missas em louvor ao Cônego Lafayette. “Pra mim é muito importante estar aqui, ver a simplicidade do povo abençoado por tantos milagres, é uma graça celebrar esses cinquenta anos de devoção ao Cônego Lafayette”, avalia a devota irmã Maristela, de São Sebastião do Pontal (MG).

Para render graças a Deus pela vida santa do Servo de Deus e louvá-lo por suas intercessões milagrosas foi celebrada a novena ao Cônego Lafayette em muitas comunidades, principalmente na diocese de Guanhães. No dia festivo foram celebradas quatro missas, todas bem participadas pelos devotos, ganhando destaque a Celebração Eucarística das 10 horas, presidida pelo Cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte, que conviveu muitos anos com o Servo Deus. “Precisamos perdoar mais, o perdão é uma ajuda que todos podemos dar para que a beatificação do Cônego Lafayette chegue mais rápido,” salientou o Cardeal dom Serafim em sua homilia.

Há 10 anos tramita na Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, no Vaticano, o processo de canonização do Servo de Deus Lafayette da Costa, mas enquanto isso não acontece, os fiéis tratam de aumentar a fé e a devoção ao Servo de Deus. “Aprendi a ter fé com a fé do povo no ‘Santo Cônego’, me emociono ao falar dele, mas me sinto forte, já recebi muitas graças por sua intercessão”, concluiu o devoto e Ministro da Eucaristia José Lúcio Rocha, de Santa Maria do Suaçuí. 

 

Contato: seminaristandre@hotmail.com