CELEBRAÇÃO DE ENTREGA DA BÍBLIA AOS CATEQUIZANDOS DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA – DIOCESE DE GUANHÃES/MG

18/06/2012 23:42

 

Os catequizandos da paróquia São João Evangelista/MG, diocese de Guanhães que iniciaram o processo catequético este ano, receberam na Missa deste domingo (17/06) na igreja Matriz, a Bíblia – A Palavra de Deus renovando a prática cristã dos primeiros séculos da Igreja, em que os Evangelhos eram entregues àqueles que iniciavam o seu caminho de preparação para os sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia.

A iniciativa é parte da nova metodologia de Iniciação à Vida Cristã proposta pela pastoral catequética diocesana.

“A Festa da Palavra é a proclamação viva da luz que nos conduz e nos guia, da sabedoria de vida que nos ilumina e arde em nosso coração. Sem o contato e a leitura frequente da Bíblia é impossível um conhecimento pleno de Jesus.

São Jerônimo dizia que - desconhecer as Escrituras é ignorar Cristo -”.

O rito de entrega da bíblia aos catequizandos aconteceu na celebração eucarística das 10:00 horas na igreja matriz, presidida pelo pároco Padre Hermes Firmiano que ressaltou o valor dos ritos que aparentemente singelos são imensamente marcantes na caminhada de fé dos cristãos. Padre Hermes ainda lembrou da necessidade de sempre semear e cultivar a palavra de Deus nos corações dos homens e nunca desanimar diante das dificuldades e obstáculos.

“As celebrações possibilitam um ambiente rico em símbolos litúrgicos e sinais que manifestam os valores fundamentais do Evangelho, e levam ao entendimento celebrativo do momento sagrado que se vive. Tais celebrações de entrega (festas) são celebrações de caráter público, que devam expressar o compromisso pessoal perante a comunidade”.

Adenil Borges

Equipe de Coordenação Catequética

adenil.borges@hotmail.com

Fonte: MENON, Regina Fátima de Mesquita. Itinerário Celebrativo para a iniciação cristã: crianças e adolescentes. Curitiba: Editora Arquidiocesana de Curitiba, 2010.