ANO DA FÉ E JMJ RIO 2013 – “AS JUVENTUDES EXPRESSÃO SUA ESPERANÇA E FÉ”

17/06/2013 23:10

Sua Santidade, o Papa Emérito Bento XVI, proclamou o Ano da Fé. Iniciado no dia 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, o Ano da Fé terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013.

 

O papa Emérito Bento XVI havia anteriormente anunciado também ao término da 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em Madri, que reuniu na cidade espanhola cerca de 2 milhões de peregrinos católicos de 193 países que a cidade do Rio de Janeiro acolheria a 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), neste ano de 2013. São palavras do papa durante o anúncio da sede escolhida aos jovens:

"Tenho o prazer de anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor já desde este momento que ajude os jovens de todo o mundo que tiverem de se preparar para que possam se reunir novamente com o papa nessa bela cidade brasileira" e acrescentou,"queridos amigos, antes de nos despedir, os jovens da Espanha entregam aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, como Sucessor de Pedro, confio esta grande incumbência a todos os aqui presentes: levem o conhecimento e o amor de Cristo por todo o mundo. Ele quer que vocês sejam seus apóstolos no século XXI e os mensageiros de sua alegria. Não o decepcionem!", acrescentou.

Desde o anúncio oficial da JMJ que se aproxima os jovens católicos de vários países e especialmente da juventude brasileira se colocaram em caminhada e se preparam ansiosamente para o início desta expressão mundial de fé da juventude e com a espiritualidade juvenil em destaque.

Os jovens de nossa Diocese de Guanhães igualmente com os demais em suas respectivas dioceses presentes em todos os continentes se mobilizam de corações ardentes a exemplo dos discípulos de Emaús que partiram imediatamente ao reconhecerem o mestre para anunciarem o amor e a esperança a todos os povos. Aliás, a JMJ Rio 2013 tem por tema à ordem de Jesus Cristo descrita por Mateus em seu evangelho: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações! (Mt 28, 19). Nossa diocese se prepara para fazer-se presente na cidade do Rio de Janeiro nos dias 26 a 28 de julho enviando para uma experiência pessoal com o ressuscitado na fraternidade e comunhão com milhares de irmãos e irmãs vindos de aproximadamente 200 países. A caravana oficial diocesana consta de 50 peregrinos que enviados ao Rio de Janeiro representarão nossa diocese e suas respectivas paróquias. Eis as paróquias que se farão presente unido aos jovens neste grandioso evento de demonstração de fé sob o olhar juvenil: Divinolândia de Minas (03 peregrinos), Dores de Guanhães (01 peregrino), Guanhães (06 peregrinos), Nossa Senhora do Pito de Guanhães (03 peregrinos), Materlândia (03 peregrinos), Morro do Pilar (03 peregrinos), Paulistas (03 peregrinos), Peçanha (03 peregrinos), Rio Vermelho (01 peregrino), Sabinópolis (02 peregrinos), Santa Maria do Suaçuí (03 peregrinos), São João Evangelista (03 peregrinos), São Sebastião do Maranhão (02 peregrinos), Senhora do Porto (02 peregrinos) e Virginópolis (03 peregrinos). O grupo oficial diocesano ainda será composto por 05 peregrinos da Comunidade de São Geraldo do Baguari paróquia de Paulistas, 02 peregrinos de Dores de Guanhães, 01 peregrina de São João Evangelista e o Padre Assessor da Pastoral da Juventude e Setor Missões Jânio Ribeiro, pároco na paróquia de São Sebastião do Maranhão.

Além da caravana oficial da Diocese de Guanhães o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista - IFMG/SJE por meio do Grupo de Jovens Ágape estará enviando também à Jornada Mundial da Juventude 30 peregrinos. Os peregrinos do IFMG/SJE estarão vinculados ao grupo oficial de nossa diocese. Essas duas caravanas partirão rumo às terras de Copacabana, Pão de açúcar e Cristo Redentor dia 25 de julho de 2013 no final da tarde e logo no amanhecer seguinte se unirão a outros milhares de peregrinos para em comunhão com a Santa Igreja Católica vivenciarem, fazerem experiência com Cristo Ressuscitado e se transbordarem de fé, esperança e dons para à continuidade na missão profética em suas comunidades.

A Jornada Mundial da Juventude nos bate as nossas portas revelando sua proximidade e a juventude diocesana veem se preparando e movimento às comunidades paroquiais. Essa preparação tem ocorrido na organização de eventos e dias de encontrões com jovens de várias paróquias. Cito a exemplo o movimento articulado pelas comunidades da Área Santa Maria Eterna que aconteceu dia 26 de maio de 2013 em Santa Maria do Suaçuí (MG) e contou com a participação das paróquias de Água Boa, Santa Maria do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão a anfitriã Santa Maria do Suaçuí e a cidade de José Raydan. O evento denominado Pré - JMJ / Rio 2013 contemplou na programação caminhada pelas ruas da cidade, Celebração Eucarística, Catequese, apresentação de trabalhos em grupo, muito louvor e animação e ao final, os jovens que participarão no Rio de Janeiro da JMJ e demais foram ungidos e enviados para partirem e anunciarem o Evangelho entre todos os povos. Fato importante ainda foi a presença de todos os padres da Área: Padre Celso, Padre Wanderley Fonseca, Padre Jacy e Padre Jânio. Presença também das Irmãs de José Raydan e do Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude - Adenil Borges – Dedé.

Prosseguindo na preparação para o encontro da juventude católica mundial com o Papa Francisco a Área São Miguel também realizou o Dia da Juventude no dia 02 de junho de 2013 na cidade Senhora do Porto, tendo por participação a juventude de Rio Vermelho, Guanhães, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro, Virginópolis, Sabinópolis e a presença em massa dos jovens de Materlândia. Nas atividades do evento contamos com catequese coordenada por 02 jovens de Ouro Preto, animação e louvor do grupo de jovens local, presença dos Padres Amarildo, Padre José Adriano e Padre Derci e do Coordenado Diocesano da Pastoral da Juventude.

 

Adenil Borges da Silva - Dedé

adenil.borges@hotmail.com