PASTORAL DA JUVENTUDE OFERECE FORMAÇÃO PARA LÍDERES DE GRUPOS DE JOVENS DA DIOCESE DE GUANHÃES

09/08/2016 11:53

    Aconteceu nos dias 06 e 07 deste mês de agosto de 2016 o encontro diocesano de formação da Pastoral da Juventude, em Guanhães/MG e com a participação de jovens representantes das paróquias de São Sebastião do Maranhão, São José do Jacuri, São João Evangelista, Braúnas, Joanésia, Ferros, Conceição do Mato Dentro, Senhora do Porto, Rio Vermelho, Materlândia e a Comunidade de Cantagalo da paróquia de Peçanha.

 

Temas importantes e necessários como: Vocação Matrimonial, Castidade, Sexualidade, Dia Nacional da Juventude, Jornada Mundial da Juventude, Semana Missionária 2017 e outros demais assuntos foram abordados durante o encontro. Fez-se na oportunidade um proveitoso estudo da Encíclica Laudado Si do Papa Francisco, enfatizando o papel do jovem na reconstrução de uma cultura ética, social, econômica e ambiental frente aos avanços tecnológicos e seus rastros negativos que marcaram e continuam marcando toda a sociedade, de maneira mais profunda, os menos favorecidos.

Partilhas de experiência e dicas sobre Grupo de Jovens também foram realizadas.

Os jovens retornaram às suas paróquias com a responsabilidade de comunicarem o aprendido em suas paróquias e que reconheçamos a necessidade de um maior comprometimento, de apoio e confiança por parte de outros, em especial por parte de nossos párocos e de nossas comunidades.

Destaca-se a seguir o olhar de alguns jovens sobre este encontro e que reflete integralmente o pensamento dos demais participantes.

 

"Foi à primeira vez que fui ao encontro da PJ, que tive um encontro maior com as outras paróquias, com uma realidade parecida com a minha. Também com dificuldades sendo algumas diferentes das nossas, mas também com ideias boas para a caminhada com a juventude. Foi possível aprender muito com vocês, espero que mesmo pouco também tenham aprendido algo comigo. Pretendo repassar o máximo do que aprendi para a juventude de Joanésia, para que assim como contribuiu para minha missão, possa também contribuir para a deles. Só tenho a agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade. Amei, não vejo a hora de ter a próxima”.  

Iara / Paróquia São Sebastião - Joanésia

"Esse encontro me enriqueceu tanto!

Acho que trabalhei até um pouco da minha espiritualidade. Foi como se tivesse tirado uma venda dos meus olhos. Mudei minha forma de pensar e ver a realidade. Vou passar um pouco de tudo que eu aprendi neste encontro”.

Uedas José Antônio dos Santos / Paróquia São José - São José do Jacuri

 

Que Maria Santíssima interceda por toda a Juventude e que Jesus olhe com misericórdia a todos nós.

Rosiane Fátima – Grupo de Jovens Kairós de São João Evangelista