MUDANÇAS E ESTILO DE FRANCISCO NA IGREJA E NO MUNDO

07/10/2013 23:47

Mudanças e estilo de Francisco na Igreja e no mundo

 

Francisco, ou o Papa do pé descalço como já lhe chamaram pela sua aproximação aos pobres, está a dar sinais de um tremendo poder reformador. As ondas de choque do seu pontificado prometem não ficar contidas nas fronteiras do Vaticano. Com uma mensagem clara, um estilo próximo, quente, e uma simplicidade desconcertante, Francisco adoptou uma postura capaz de conquistar o respeito de todos, até dos não crentes.

Na linha de Bento XVI, mas mais eficaz Francisco tomou como uma das suas mensagens fortes a denúncia dos males do capitalismo e da cultura do vazio materialista. Aparecendo como um Papa ligado aos problemas das pessoas, centrou parte da mensagem da Igreja no combate à pobreza e às desigualdades. Há um regresso à simplicidade da vida e aos valores humanistas que se saúda.

E não deixa de ser notável que seja a Igreja a fazer aquilo que, na política, ainda ninguém conseguiu fazer: oferecer uma proposta alternativa aos ditames do capitalismo selvagem. Uma proposta que não é política, embora os Estados tenham que fazer o seu papel, mas que é individual porque depende do caminho que cada um for capaz de fazer na procura da felicidade imaterial.

É óbvio que temas que marcaram o passado recente de Roma continuam a assombrar o pontificado. Também aí o Papa Francisco consegue surpreender, mostrando que a Igreja está mais interessada na pessoa e na sua dignidade do que em apontar o dedo ao seu comportamento. Por ser alguém de quem é tão fácil gostar, por ser capaz de mobilizar e de dar esperança como nenhum outro, Francisco devia ser um caso de estudo para todos os líderes.

Ele e a sua mensagem são a prova de que num mundo dopado em consumo e em formas de felicidade instantânea que os políticos tantas vezes se apressam a prometer, há um caminho mais duro, mas mais compensador de felicidade duradoura vivida através da humildade e das coisas mais simples. Francisco é líder pela modéstia e pela força transformadora da simplicidade. Saibamos todos aprender com o seu exemplo.